Follow Us @soratemplates

terça-feira, 17 de outubro de 2017

Estudo sobre Namoro Bíblico

Casamento é para a vida inteira.

Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher, E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.
Marcos 10:7-9
Você encontra também em Efésios 5:31, Mt 19:5, Marcos 10:7 e Gn 2.24
Maduro, equilibrados, responsáveis. Não aprendeu um ofício, não trabalha, tem uma mentalidade infantil.

Pv 13:20 Quem anda com os sábios será sábio; mas o companheiro dos tolos sofre aflição.
O casamento traz consigo direitos e deveres. Tanto o marido como a mulher devem algo a seu cônjuge. O ensino das Escrituras é muito claro acerca disto:
“O marido pague a sua mulher o que lhe deve, e da mesma maneira a mulher ao marido”. (1 Coríntios 7.3)
Embora o texto acima fale de algo pertencente à vida sexual, é inegável que este conceito envolve um princípio existente no casamento como um todo. Os que se casaram tem deveres dos quais foram incumbidos por Deus na relação matrimonial.
Não pode ser antes do tempo
Ct 8:4 Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, que não acordeis nem desperteis o amor, até que ele o queira.

O casamento é indissolúvel

Ml 2:16 Pois eu detesto o divórcio, diz o Senhor Deus de Israel, e aquele que cobre de violência o seu vestido; portanto cuidai de vós mesmos, diz o Senhor dos exércitos; e não sejais infiéis.

Porquanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem.
Mc 10:9

Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, e casar com outra, comete adultério; [e o que casar com a repudiada também comete adultério. ]
Mt 19:9
O namoro

O namoro só deve começar com o propósito do matrimônio, do contrário é lascívia. É satisfação carnal.
O grande câncer dos jovens cristãos. Os motivos de pecado dentro da igreja são causados por relacionamentos contrários a vontade de Deus.
Jimmy Swaggart influenciou toda uma geração de pregadores pelo mundo afora nos anos 1980, principalmente onde seu programa semanal era transmitido.
*[[Ct 8:4]] ARA* Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, que não acordeis, nem desperteis o amor, até que este o queira.
Esposa
Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea.
Gn 2:18
Mulher virtuosa: Provérbios 31.10
(Idonea)
1. adequado, próprio, que convém perfeitamente.
2. que tem condições para desempenhar certos cargos, certas funções; apto, capaz, competente.
1. Sacerdote

Arão, Samuel, Abiatá, Joiada
É um líder responsável pela vida espiritual do povo. Ele deve ter responsabilidade pela sua vida espiritual, que te estimula a orar, que te conduza a Deus.
Apresentava o povo diante de Deus. As necessidades do povo eram passadas para ele, daí ele levava as necessidades diante de Deus
Ser um intercessor diante de Deus. Deve ser um homem de oração
Avalie se ele é um homem espiritual ou carnal?
Jó 1:5 E sucedia que, tendo decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó e os santificava; e, levantando-se de madrugada, oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; pois dizia Jó: Talvez meus filhos tenham pecado, e blasfemado de Deus no seu coração. Assim o fazia Jó continuamente.

Jó tinha 10 filhos e sua mulher,
Pode ter carro, casa, dinheiro, mas se não for um homem de Deus, descarte! Se você casa com um homem desse, vai está desprotegida, vai ter que lutar sozinha.
3 .Profeta

Ele ia a Deus, se isolava, orava e buscava uma palavra de Deus e depois comunicava ao povo. Veja se ele tem condições de receber a palavra de Deus, se ele estuda a Palavra de Deus e tem capacidade de instruir sua esposa e seus filhos na Palavra.
A pessoa que você está interessado ama a palavra de Deus ou só ler nos cultos de domingo. Ele tem condição de discipular você, seus filhos ou não sabe nada de Bíblia e nem tem interesse em aprender.
A função do profeta é instruir o povo de Deus nos caminhos de Deus.
Um homem que ensina, discípula.
Satanás deita e rola na família porque não tem um sacerdote nem um profeta para proteger a família.
Exemplo:
Gn 18:19 Porque eu o tenho escolhido, a fim de que ele ordene a seus filhos e a sua casa depois dele, para que guardem o caminho do Senhor, para praticarem retidão e justiça; a fim de que o Senhor faça vir sobre Abraão o que a respeito dele tem falado.
2.Provedor

Faz o povo ter o que necessita. Supre as necessidades matérias do Povo.
Exemplo:
Quando teve fome no Egito, José supre as necessidades alimentícias do povo.
Ele tem condições de prover você de tudo
Água, Luz, Telefone
Falar do exemplo do humorista no programa do Jô.
Não sabe trocar uma lâmpada, incompetente, (mas anda bonitinho – beleza não paga arroz, carne, lasanha)
É um homem responsável, tem que ser trabalhador.
Exemplo: Claudio Duarte e seu filho querendo dar presente para namorada.
Gn 3:17-19 E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida.
Ela te produzirá espinhos e abrolhos; e comerás das ervas do campo.
Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás.
4. Protetor

É aquele que se coloca entre o seu povo e aquilo que pode feri-los. Quer seja físico ou espiritual.
Um homem que defenda sua família. Ele é um homem espiritual que protege a família dos ataques das trevas.
Exemplo: Davi – um mal exemplo
1Sm 30:1-3 Sucedeu, pois, que, chegando Davi e os seus homens ao terceiro dia a Ziclague, os amalequitas tinham feito uma incursão sobre o Negebe, e sobre Ziclague, e tinham ferido a Ziclague e a tinham queimado a fogo; e tinham levado cativas as mulheres, e todos os que estavam nela, tanto pequenos como grandes; a ninguém, porém, mataram, tão-somente os levaram consigo, e foram o seu caminho.
Quando Davi e os seus homens chegaram à cidade, eis que estava queimada a fogo, e suas mulheres, seus filhos e suas filhas tinham sido levados cativos.
5. Cabeça da esposa

“Ora, nós que somos fortes devemos suportar as debilidades dos fracos e não agradar-nos a nós mesmos. Portanto, cada um de nós agrade ao próximo no que é bom para edificação”. (Romanos 15.1,2)
“Porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo”. (Efésios 5.23)
Autoridade x Autoritarismo
A Bíblia faz uma clara distinção entre a autoridade e o autoritarismo, que podemos definir como sendo o uso errado (ou abuso) da autoridade. Segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, autoritário é alguém “que se firma numa autoridade forte, ditatorial; dominador, impositivo”.
Assim como Deus é o cabeça de Cristo e Cristo o cabeça do homem (1 Co 11.3), com o exercício de uma autoridade abençoadora e não dominadora ou ditatorial, assim também deve ser o exercício da autoridade do marido no lar. O Senhor Jesus ensinou-nos que os valores do Reino de Deus são diferentes dos valores deste sistema mundano e dos da nossa inclinação carnal. Ele claramente advertiu-nos a não buscar dominar aos outros e nem tampouco usarmos de autoridade para sermos servidos; pelo contrário, Ele nos ensinou a exercer uma liderança servidora:
“Mas Jesus, chamando-os para junto de si, disse-lhes: Sabeis que os que são considerados governadores dos povos têm-nos sob seu domínio, e sobre eles os seus maiorais exercem autoridade. Mas entre vós não é assim; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será servo de todos. Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”. (Marcos 10.42-45)


Nenhum comentário:

Postar um comentário